Confaz consolida regras do ICMS antecipado

Crise política deixa quadro econômico mais instável que nunca
19/04/2017
Quando alteramos o cadastro da empresa, como atualizar o livro de registro unificado no Sistema da Contabilidade?
22/05/2017

A Confaz consolidou as regras para pagamento do ICMS antecipado pela sistemática da substituição tributária (ST). Esse sistema consiste no recolhimento antecipado do imposto presumindo-se o valor pelo qual o produto será vendido ao consumidor final.

Prazo para implementação do CEST se mantém

O prazo para a implementação do Cest – Código Especificador de substituição tributária – se mantém em 1º de julho deste ano. Código esse que foi criado para estabelecer um padrão na identificação dos produtos tributados pelo ICMS-ST, principalmente entre os estados.

Alguns especialistas entendem que esse imposto poderá ser cobrado de empresas optantes pelo Simples, entretanto, uma liminar do STF suspendeu a cobrança para as micro e pequenas empresas.

Confaz consolida regras do ICMS antecipado

Confaz consolida regras do ICMS antecipado

O novo convênio estabelece aos estados uma revisão das normas que tratam do ICMS-ST vigente.  Dá aos estados liberdade para determinar quais mercadorias serão tributadas pelo imposto em questão. Mas quem decidir cobrar deverá se submeter as regras do convênio atual.

O novo convênio possibilita o entendimento de que se o substituto não recolher o ICMS-ST, o substituído é chamado a pagar. Sendo que o substituto é a empresa que antecipa o recolhimento do imposto em nome dos demais estabelecimentos envolvidos na mesma cadeia produtiva, sendo esses os substituídos.

Com tantas obrigações sendo impostas é necessário saber se o seu software está preparado. Você vai conseguir transmitir seus documentos fiscais de acordo com o exigido pelos órgãos regulamentadores? Você pode contar com a equipe de suporte do seu fornecedor de sistema para te auxiliar em caso de dificuldade?

A Data C pode te ajudar!!

 

Matéria com base no site Valor econômico


 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *