Será que o seu negócio resiste às novas tendências?

NF-e 4.0 – Saiba tudo e prepare-se
23/07/2018

Será que você, contador ou profissional da área contábil, está preparado para as mudanças na sua profissão?

É inegável que nossa sociedade tem passado por transformações radicais e que, praticamente, todos os setores têm sido alterados.

Dura realidade, mas é necessário encarar!

Mas e aí? Você tem se antenado para as mudanças do seu setor? Como o mercado vem se comportando nos últimos anos? Quais as novas tendências para o futuro?

Tenho informações valiosas e imperdíveis para você ao longo desse artigo, então antes de qualquer coisa, já compartilhe com alguém que possa se interessar!

Primeiramente, quero contextualizar para você o motivo da minha preocupação com as novas tendências.

Há 3 anos atrás eu decidi assumir a gestão da empresa da minha família. No caso, do meu pai, que foi o fundador. Então nossa empresa estaria chegando à 2ª geração naquele momento.

E pode parecer pouca coisa, mas apenas 30% das empresas brasileiras chegam a esse ponto. Isso mesmo, apenas 30%!

Mas o que mais me assustou quando comecei a pesquisar essas estatísticas, é que somente 5% de todas as empresas brasileiras conseguem chegar a 3ª geração.

Quando li isso me desesperei, porque percebi que meu desafio era enorme. Meu sonho era realizar algo que apenas 5% realizam. Não é para qualquer um, não é mesmo?

Mas o fato é que, ser um fundador de uma empresa no Brasil e conseguir entregá-la de uma maneira saudável para a próxima geração, já é uma grande coisa. Herdar essa empresa, fazê-la crescer e conseguir entregar para a próxima, é ainda mais desafiante.

Mas porque estou te contando isso?

Estou falando porque acredito que a maioria das pessoas que se comprometem a criar uma empresa do zero, querem sim que essa empresa prospere e se perpetue no mercado. E com certeza isso não é diferente no ambiente contábil.

Mas porque será que apenas uma pequena parcela das empresas consegue sobreviver por muitos anos?

Vou falar de algumas hipóteses que encontrei.

Mas vou falar de uma especial que não encontrei sendo citada em artigos e livros ainda, mas que na minha realidade é a que mais faz sentido. E acredito que no mundo acelerado em que vivemos, com a tecnologia evoluindo exponencialmente, não é diferente no cenário contábil.

  • Conflitos e disputas de poder pelos familiares envolvidos:

É muito comum que membros da família compartilhem o poder e assim fique mais difícil dividir as tarefas e autoridade.

Isso gera um conflito de ideias, até porque, gerações diferentes tendem a pensar muito diferentes e com isso, encontrar um caminho de comum acordo a seguir, fica difícil.

Essa não é uma das razões que me preocupa porque, no meu caso, eu assumi a liderança sozinha, contando apenas com o auxílio do meu pai para decisões mais importantes, nas quais eu não tenho experiência ainda.

Mas se esse é o seu caso, sugiro que procure ajuda de profissionais especializados em formalizar relações de trabalho, criar estatutos bem definidos. Isso pode ajudar.

  • Falta de preparo do “herdeiro” para a gestão

Confesso que inicialmente essa foi a minha maior preocupação. Já que eu estava entrando numa área que pouco tinha a vê com minha formação.

Acontece muito de a pessoa que vai passar a administrar a empresa ter pouca ou nenhuma noção de áreas importantes da empresa como: financeiro, RH, marketing, comercial e etc.

E para solucionar esse problema é preciso de muita humildade para reconhecer que, inicialmente é necessário aprender com os que já estão na empresa há muito tempo, mesmo que esses sejam seus “subordinados” posteriormente (as aspas, nesse caso, para deixar claro que mesmo ocupando posições abaixo na hierarquia, os colaboradores têm muito a nos ensinar).

Superei essa parte facilmente. Simplesmente mergulhei em temas que mais me agradavam e me inteirei do que precisava, atraindo para perto de mim pessoas de muito valor para me auxiliarem nas minhas maiores fraquezas.

Para solucionar esse possível problema minha sugestão é apenas que você seja humilde, não tenha vergonha de perguntar, leia, estude, leia de novo e estude sempre mais!

  • Incapacidade de adaptação às alterações do mercado

Essa sim foi a última que descobri e, sem dúvida, a que mais me preocupa até hoje.

É notório que a vida mudou. Falo a vida porque, realmente, tudo que fazemos hoje não é mais como fazíamos antigamente.

A maneira como você se locomove, trabalha, se diverte, cria seus filhos, aprende uma nova habilidade, gerencia sua empresa, atende o seu cliente, tudo está diferente! E se não está para você, você está fazendo algo errado!

Fiquei presente para isso ao ver como o mercado da contabilidade está completamente mudado. Antes mesmo de perceber que meu negócio também estava passando por essas mudanças.

O serviço prestado pelos contadores não pode mais ser apenas o operacional e burocrático de antigamente. Hoje as empresas e os empreendedores buscam mais que simples relatórios e guias.

É necessário entender as atuais necessidades dos empresários e ser criativo o bastante para conseguir gerar valor que o seu cliente realmente vai perceber.

E isso criou em mim uma grande preocupação.

Primeiro por entender a contabilidade como um serviço essencial, de muito valor, que não pode simplesmente ser subestimado ou até mesmo deixado de lado.

Segundo por ver uma certa inércia dos profissionais contábeis no que diz respeito a se adaptarem às novas necessidades de seus clientes.

Terceiro por querer manter essa classe ativa e garantindo o espaço que é de vocês, contadores competentes e responsáveis.

E é por isso que a Data C está inteiramente comprometida em proporcionar aos nossos parceiros e clientes uma maneira de se atualizar, de mudar o comportamento, conhecer possibilidades de expansão e crescimento.

Estamos lançando um evento, parecido com o que fizemos ano passado, só que 7x melhor.

DRE – Desenvolvendo Resultados Exponenciais – Um dia inteiro de conhecimento, informação, aprendizado, networking, possibilidades de bons negócios.

Estamos muito comprometidos com essa ideia e nessa edição do DRE traremos profissionais renomados da área, para gerar em você um impulso, uma força para mudar e te levar para o próximo nível. Pessoal e profissionalmente.

Quero que você entenda que o que te trouxe até aqui, não é o que vai te levar para o próximo nível, e a Data C quer te dar as mãos para ser um auxílio nessa nova jornada rumo a resultados exponenciais. Queremos te ajudar a perpetuar sua empresa contábil por muitas gerações.

Se você quiser saber mais detalhes sobre o que estamos planejando acesse a página do evento. Lá tem um vídeo incrível que mostra mais da nossa proposta e um formulário para que você possa receber informações antecipadas.

DRE 2018

Nos vemos em breve.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *