Dicas para você conquistar uma produtividade ninja e ganhar tempo

Como cadastro um empregador/sócio na folha de pagamento?
09/06/2017
Sped ECF
Sped ECF – O Guia Definitivo para Orientar Você
26/07/2017
produtividade máxima

Dicas de produtividade

Quem não está interessado numa fórmula mágica para se alcançar uma produtividade ninja?

Quase todas as pessoas que buscam se destacar, gostariam de encontrar um jeito de aumentar sua produtividade.

A grande maioria das pessoas estão em busca de sua alta performance. Seja para produzir mais, ou para apenas fazer “sobrar” tempo.

Afinal, porque algumas pessoas conseguem produzir tanto e outros tem tanta dificuldade, sendo que todos dispomos de 24 horas por dia?

Será que existem pessoas dotadas de um poder extra que permite que elas tenham a produtividade ninja?

Se você tem interesse em melhorar sua performance e aprender um pouco mais sobre esse assunto, continue lendo esse artigo.

Aqui vamos falar sobre:

  • O que é e o que não é produtividade;
  • Relação entre clareza, propósito e produtividade;
  • O maior inimigo da produtividade;
  • 5 dicas para ajudar você a aumentar sua produtividade.

Você também pode baixar o e-book com mais detalhes aqui. Para ler quando puder e acessar sempre que necessário!

Clique aqui para baixar agora!

Então vamos lá…

O que é Produtividade? 

produtividade ninja

Produtividade, por definição, é a relação entre os meios (recursos utilizados) e a produção final. É a expressão da eficiência de um negócio ou um indivíduo.

Trocando em miúdos, é conseguir o máximo de resultado com o mínimo de esforço. Entende-se por esforço qualquer recurso utilizado, seja tempo, dinheiro, pessoas, energia e etc.

É certo que nem sempre quanto mais esforço for feito, maiores serão os resultados. Nem todas as atividades exercidas num dia estão ligadas ao que se deseja produzir.

Você já ouviu falar em Princípio de Pareto? Se não, vai conhecer agora…

O princípio de Pareto é uma lei que diz que 80% dos resultados são gerados por 20% das ações. Pareto chegou a essa lei observando a distribuição de terras na Itália, (20% da sociedade detinha 80% das terras), e com suas posteriores observações, chegou à conclusão de que essa proporção, (não exatamente 80 e 20, mas algo em torno disso), se aplicava também à distribuição de recursos naturais e à riqueza global.

Para você entender melhor sobre a lei de Pareto, eu separei esse vídeo curto para você assistir. Clique aqui para assistir o vídeo.

Mas porque eu estou te falando isso? O que isso tem a ver com Produtividade Ninja??

Exatamente tudo!!

Estou falando isso pra te explicar que, muito provavelmente, 20% das suas ações e tarefas vão gerar 80% dos seus resultados. Isso significa que, possivelmente, se você não tem alcançado a produtividade que deseja, você está se concentrando muito nos 80% das ações que geram apenas 20% dos resultados.

E aqui entra um componente essencial para você começar a pensar para alcançar a produtividade ninja. E ele é a: clareza.

Clareza

Como ter clareza?

Para que você consiga focar em 20% das tarefas que vão te dar a maioria dos resultados que você deseja é preciso primeiro saber quais são esses resultados!!

Aaaaah mas isso é óbvio! Sim, é óbvio, e o grande segredo da vida é olhar para o óbvio e entender se ele está sendo feito ou se está passando despercebido.

Muitas pessoas vão para o trabalho sem nem mesmo saber o que deve ser produzido naquele dia. Isso é total falta de clareza. Essas pessoas tendem a se encher de tarefas, terminam o dia esgotadas e não produzem o que realmente gostariam de ter produzido.

É legal entender que nossa vida é como um quebra-cabeça. E para montar o quebra-cabeça de forma eficiente, é imprescindível que se tenha a fotografia da capa do quebra-cabeça. É necessário saber o que se está construindo. Tendo isso, fica fácil escolher as tarefas que te conduzem ao resultado!

Mas você deve estar se perguntando: como fazer para ter essa clareza? E é aí que entra outro componente essencial para se alcançar a produtividade ninja. Esse componente é o propósito.

Propósito 

como encontrar meu propósito

Para se ter clareza do que se quer construir e assim selecionar as tarefas que devem ser realizadas de modo a se alcançar a produtividade ninja, é necessário primeiro conhecer o seu propósito.

Propósito é o que te faz acordar de manhã com energia. Aquilo que você faz com alegria e motivação. É quando você se conecta com sua essência e, dessa maneira, o esforço deixa de ser tão pesado.

Quando encontramos nosso propósito, encontramos uma motivação diária para levantar da cama e produzir, sem enrolação e procrastinação.

E como encontrar seu propósito?? A única maneira que eu conheço é se autoconhecendo. Buscando dentro de si mesmo aquilo que te faz feliz e realizado. Muito possivelmente o seu propósito está ali.

Isso faz sentido para você?

Se está gostando desse artigo, compartilhe com seus amigos para que eles também consigam alcançar a produtividade ninja.

Agora você já sabe que para alcançar a produtividade ninja você precisa ter um propósito bem definido e clareza para determinar o que será feito.

Não existe nada melhor do que terminar o dia com a sensação de dever cumprido, não é mesmo? Poder riscar na sua lista de tarefas, tudo que foi planejado para aquele dia.

E para isso é preciso até saber fazer a sua lista de tarefas. Não adianta entupir sua lista com tarefas simples e fáceis, que não estão conectadas com o seu quebra-cabeça da vida.

Mas também não adianta colocar tarefas complexas demais, que não serão realizadas um uma única etapa. Isso vai te desanimar. Vai te estressar e, consequentemente, vai fazer sua produtividade cair. Tenho certeza que não é isso que você quer!!

O ideal é escolher a tarefa a ser realizada e, se ela for muito complexa, quebrá-la em tarefas menores. A concretização dessas tarefas menores vai gerar dopamina, o neurotransmissor do bem-estar, no seu cérebro e isso vai te deixar mais motivado. E a produtividade máxima passa a ser um ciclo em sua vida.

E não se desespere! Aqui vai uma premissa da produtividade: A sua lista de tarefas nunca vai acabar! Nunca…quando você acha que está quase concluindo, surgem inúmeras outras tarefas!

Por isso, foque em realizar o que está alinhado com o seu propósito e não em se ocupar o tempo todo com atividades que não te levam a lugar nenhum.

Falando parece fácil, não é mesmo? Mas existe um grande inimigo da produtividade que assombra a grande maioria das pessoas…

Clique aqui para baixar o e-book!

Procrastinação 

como vencer a procrastinação

Procrastinar é o ato de adiar algo ou prolongar uma situação para ser resolvida depois.

Acredite se quiser, mas procrastinação é uma tendência genética! Sim, você pode ter herdado isso de seus ancestrais.

Mas não adianta culpá-los agora! É preciso saber o que fazer para evitar esse comportamento.

A grande maioria das pessoas tendem a procrastinar tarefas mais complexas e relevantes que demandam mais esforço e com isso não conseguem os resultados esperados.

Alguns indícios de que você é um procrastinador são:

  • Se distrai o tempo todo – levanta da cadeira, pega o celular a cada 10 minutos sem necessidade (não há nada de novo nele desde a última vez que você olhou)
  • Enche sua lista de tarefas com atividades fáceis e simples de serem executadas para parecer muito ocupado e produtivo.

Algumas maneiras de lidar com a procrastinação e vencê-la:

  • Voltar à clareza. Parar e pensar no seu motivo maior de estar realizando tal tarefa. Sugiro que sempre antes de iniciar o trabalho você pare e pense nisso um pouco. Ajuda bastante!
  • Quebrar a tarefa em tarefas menores. Como falado um pouco acima, isso aumenta os níveis de neurotransmissores do bem-estar no seu corpo e te estimula a ir adiante.
  • Diminua a exigência com você mesmo. Uma frase que tem me estimulado todos os dias é: “Feito é melhor do que perfeito.” Vá melhorando dia a dia, não espere estar ótimo para começar.
  • Desligar as distrações – Silencie o celular, desligue as notificações ou até mesmo desligue a internet.
  • Faça uma coisa de cada vez. Desista de ser multitarefa.

5 dicas para ajudar você a aumentar sua produtividade 

5 dicas para aumentar sua produtividade

Agora vou te dar 5 dicas para que você comece a colocar em prática o que aprendeu nesse texto e comece a desfrutar de uma produtividade ninja.

  • Tenha foco!

Nos nossos dias temos milhões de possibilidade de distração e está cada vez mais difícil manter o foco no que realmente necessita ser realizado.

Use fones de ouvido e escute uma música enquanto produz. (Não pode ser uma música que você cante e nem uma que te irrite, encontre um meio termo).

Outra maneira de aumentar o seu poder de manter o foco é praticando meditação.

O poder da meditação de aumentar a concentração e diminuir a ansiedade já é cientificamente comprovado e não se relaciona mais com religiosidade. É saúde. Basta se sentar, fechar os olhos e se concentrar em um único pensamento, ou numa música, som ou vibração. Comece com poucos minutos por dia e vá aumentando aos poucos.

Vai ficar bem mais fácil se concentrar!

  • Tenha uma rotina matinal!

Acordar e ir direto dar uma olhada nas redes sociais é o costume da grande maioria. Mas esse hábito te conecta com o mundo externo e com o que as pessoas de fora precisam de você. E é por isso que muitas vezes perdemos o propósito e a clareza.

As primeiras horas do dia devem ser dedicadas a você mesmo. Você deve se concentrar no seu bem-estar e nos seus anseios.

Procure incluir nas primeiras horas do seu dia atividades relacionadas a introspecção, meditação, gratidão. Você vai começar o dia estimulando o seu corpo e a sua mente a gerar mais energia e alegria e consequentemente irá produzir muito mais.

  • Planeje as tarefas que devem ser realizadas no dia, no dia anterior!

Chegar no local de trabalho e já saber o que deve ser feito naquele dia é motivador.

Quando se tem que parar, pensar e planejar as atividades, tendemos a procrastinar mais. E. além disso, gastamos energia com o planejamento e não com a execução propriamente dita.

Poupe as energias da sua manhã e planeje no dia anterior.

  • Faça uma auto análise constantemente!

Cada pessoa funciona de um jeito. Não existe um modelo que deva ser seguido por todos.

Por isso é necessário fazer uma auto análise para saber em qual horário você é mais produtivo.

Para criar a rotina que combina perfeitamente com o seu estilo e com as atividades que você executa é preciso se analisar, testar diferentes opções e aí sim definir o que melhor se adapta a você.

  • Seja organizado!

Um ambiente de trabalho desorganizado é desmotivador.

Uma mesa cheia de papéis, onde você não consegue achar o que precisa, fica perdido na própria bagunça é, com certeza, um fator que diminui significativamente a sua produtividade.

Faça uma limpa na sua mesa periodicamente. Evite papéis desnecessários e muitos itens à sua vista. Facilite o seu trabalho!

A propósito, vou te dar mais uma dica valiosa! Organização é algo com que muitas pessoas têm dificuldade de lidar, muitas vezes por falta de recursos, de métodos, de sistemas, não é mesmo? Se organizar é essencial para alcançar outros dois princípios já citados: foco e clareza. Ela é necessária em todas as esferas da sua vida, seja com relação às suas necessidades mais pessoais, desde as necessidades da sua casa, ou da sua empresa.

Dica Matadora

É aí que vem a minha última dica. Você que tem essa dificuldade, sinta-se privilegiado por viver na era da informação, da ascensão da tecnologia! É incrível o número de aplicativos e sistemas diferentes disponíveis que cumprem o objetivo de facilitar nossa vida.

Se você busca organizar suas tarefas pessoais, ou as tarefas de casa por exemplo, você pode se dispor de um dos milhares aplicativos de listas, que organizam suas tarefas dinamicamente e podem até te mandar notificações no celular te lembrando do que deve ser feito naquele momento.

Já se você tem um negócio ou uma empresa sistematizar seus processos é indispensável. E se você ainda faz sua contabilidade ou controla seu estoque no papel, está na hora de se ajudar um pouco.

Com o avanço super acelerado da tecnologia é possível que sua empresa tenha um sistema contábil e gerencial que além de dar segurança às suas informações, vai otimizar seus processos internos, aumentar a clareza com que você enxerga seu negócio, diminuir a chance de falha humana e consequentemente, AUMENTAR a sua PRODUTIVIDADE.

Tenha toda a sua movimentação financeira catalogada de maneira organizada e eficiente, com relatórios a um clique de você.

Controle seus processos de gestão de maneira automatizada. Facilite a sua vida, de seus funcionários e clientes e obtenha mais qualidade em seu produto final.

Se você quiser conhecer um desses sistemas deixe um comentário ao final desse artigo que a nossa equipe terá o prazer em te ajudar a ir para o próximo nível da sua produtividade.

Gostou dessas dicas? Compartilhe para que mais pessoas leiam isso!

Conclusão 

Estamos todos buscando ter mais produtividade o tempo todo. Seja para produzir mais porque não estamos dando conta do que temos a realizar, seja para produzir o mesmo tanto em menos tempo para termos mais tempo livre.

Mas muitas vezes estamos gastando muita energia com tarefas que poderiam facilmente ser delegadas ou até mesmo com algumas que não precisavam ser feitas.

Isso porque o mundo em que vivemos está cada vez mais acelerado e nossas conexões são as mais diversas possíveis, o que nos faz perder a clareza do nosso propósito.

Além disso ainda temos um grande inimigo: a procrastinação! E precisamos o tempo todo estar atento à ela para criarmos estratégias para evitar que sejamos dominados por esse mal.

Para garantir e aumentar nossa produtividade devemos ter alguns processos bem definidos como: organização, uma rotina bem adaptada a cada organismo e estilo, momentos de conexão com nosso eu para ter sempre a mente clara e ferramentas que nos auxiliam.

Se esse artigo fez sentido para você e você acha que mais pessoas deveriam ter acesso à ele, compartilhe com um amigo. E baixe o E-book gratuitamente!

Baixar agora

Deixe um comentário aqui dizendo o que achou e compartilhe comigo suas principais dificuldades e desafios na sua produtividade!

Um abraço!



Copiar

 

1 Comment

  1. Muito legal o texto, adorei!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *