A integração ERP e e-commerce é um importante critério a ser observado no momento da escolha do seu software de gestão empresarial. Isso acontece porque essa função está diretamente ligada a uma performance mais precisa e produtiva dentro das rotinas do seu negócio.
Sabemos que, quando falamos em ERP, estamos nos referindo a um sistema de gestão completo. Ou seja, um software que abrange questões relacionadas à produção, distribuição, controle financeiro e faturamento.
A tendência omnichannel está se consolidando cada dia mais no mercado varejista. Em outras palavras, trata-se da convergência de todos os canais de venda, oferecendo ainda mais oportunidades de compra para o cliente, que pode transitar entre o online e offline.
Ao integrar lojas físicas, virtuais e compradores, o desafio de otimizar os processos de compra e venda aumenta consideravelmente.
Nesse sentido, qual o papel da integração ERP e e-commerce? Aqui neste artigo você vai entender melhor por que você deve escolher um ERP que possa ser integrado com plataformas de comércio eletrônico, assim como quais são os benefícios atrelados a essa possibilidade.
Acompanhe!
A rotina de compra e venda de uma empresa é repleta de processos repetitivos, detalhistas e até burocráticos. Cadastrar produtos, organizar e gerir o estoque, controlar o financeiro, emitir notas fiscais, enviar mercadorias, entre outras.
No início, pode até dar certo fazer tudo isso manualmente, quando a empresa ainda atende a uma demanda pequena. Mas já pensou como isso pode ficar difícil com o passar do tempo?
O ERP é uma solução que integra processos internos de uma empresa, facilitando o acesso às informações e dando à gestão um panorama de tudo que acontece dentro da organização.
Mas a parte de compra e venda não está dentro deste escopo. Daí a necessidade de fazer a integração com uma plataforma específica para essa atividade, alinhando tanto as rotinas internas, quanto externas.
Ao integrar ERP e e-commerce, você com certeza vai notar uma série de benefícios em toda a rotina de trabalho da empresa. No entanto, os mais expressivos e que podemos citar aqui são:
O trabalho automatizado promove maior confiabilidade aos dados, uma vez que não está sujeito a erros humanos que podem ocorrer durante o trabalho manual.
Todas as informações de compra e venda são muito importantes e pequenos erros podem causar grandes prejuízos.
Portanto, cruzar informações nos sistemas é uma maneira eficiente de evitar essa manipulação e garantir a disponibilidade dos dados para consultas imediatas, agilizando o trabalho de todos os setores envolvidos.
O controle de estoque é um dos princípios fundamentais de uma empresa otimizada. Como sabemos, estoques em baixa ou superlotados causam um desequilíbrio em toda a cadeia de produção, por isso é fundamental manter o equilíbrio por meio de um controle rigoroso.
Ao integrar ERP e e-commerce, todo esse acompanhamento é feito online. Ou seja, você pode manter o estoque dentro dos níveis ideais, pois a solicitação de ressuprimento pode ser realizada logo que necessário.
Da mesma forma, a integração com as áreas fiscal e contábil também é processada imediatamente, simplificando o controle das operações.
O ERP também atende às demandas do modelo omnichannel. Com essa tecnologia, é possível gerenciar um único estoque, tanto para a loja virtual, quanto física. A atualização das movimentações é feita em tempo real, permitindo que o fluxo de vendas siga a demanda do consumidor. Assim, você não corre o risco de vender produtos esgotados ou de ter que lidar com produtos parados em estoque.
Ou seja, muito mais praticidade, organização e economia de tempo para você e sua equipe.
A agilidade na execução de tarefas é um dos principais diferenciais que as empresas podem oferecer atualmente. O mercado está muito competitivo e os clientes gostam de respostas rápidas.
O ERP integrado com e-commerce permite que as solicitações de compra sejam processadas imediatamente, dando início às tarefas de logística. Paralelamente, ter fornecedores também conectados ao sistema facilita o atendimento das demandas.
O melhor de tudo é que essas transações ficam gravadas, servindo com base para análises posteriores sobre o comportamento dos clientes e necessidades da sua empresa. Com essas informações em mãos, é possível trabalhar a previsibilidade da produção com mais assertividade.
Ao integrar ERP e e-commerce, você também estará garantindo segurança na troca de informações com instituições bancárias e órgãos fiscalizadores do governo.
Isso também se aplica às notas fiscais eletrônicas, validadas pela Secretaria da Fazenda dos estados e emitidas imediatamente.
De maneira geral, a integração ERP e e-commerce permite economizar tempo e mão de obra.
Isso acontece porque você não precisa fazer a digitação manual dos pedidos realizados na plataforma. Todos eles já vêm prontos, sendo apenas recebidos dentro do sistema ERP.
Da mesma forma, a devolução de informações de faturamento e nota fiscal também é automática, mantendo todos os registros dentro da plataforma de e-commerce.
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