SPED ECD – últimas orientações – 4 dicas para a última hora

Como localizar algo na planilha de lançamentos por exemplo: um número de nota fiscal?
22/05/2017
Quando o cadastro da empresa sofre alterações, como devo atualizar o livro de registro unificado no Sistema da Contabilidade?
08/06/2017

Sped ECD - últimas horas

Sped ECD – Últimas Orientações – 4 dicas para a última hora

Sped ECD, últimas horas!! Sim, o prazo para a entrega da sua escrituração contábil digital é hoje. Então seguem algumas orientações para te ajudar. Não só com a obrigação dessa quarta-feira (31/05/2017), como também com o Sped ECF no dia 31/07/2017. Leia com atenção!!

Para situar os mais desavisados… O que é o Sped ECD?? A escrituração contábil digital é parte do projeto Sped. Seu objetivo é substituir a escrituração em papel pela versão digital. E deve-se transmitir os seguintes livros:

  • Livro Diário Geral
  • Livro Razão Analítico
  • Livro Balancete Diário
  • Balanço Patrimonial
  • Demonstração de Resultados

Nossos 4 conselhos para você que ainda não transmitiu ou terá a necessidade de retificar são:

  • Mapeamento com os Planos de Contas Referenciais

É necessário que seja feito o mapeamento do plano de contas do contribuinte perante o plano de contas disponibilizado pelo Sped ECF. Apesar de não gerar erro/advertência no processo de validação do seu arquivo na transmissão de hoje, pode causar transtornos na transmissão do Sped ECF (daqui 2 meses). E com toda a burocracia criada para retificar seu Sped ECD, tenho certeza que você não vai querer encará-la. (detalhes mais abaixo).

  • Reprocessamento dos Saldos Periódicos:

Devido aos vários processos de encerramento da competência realizados durante o ano no Sistema de Contabilidade, é essencial reprocessar os saldos periódicos de todo o Ano-Calendário antes da geração do arquivo magnético que será validado pelo PVA. Essa é uma funcionalidade do Data C – Contábil. Para saber mais sobre isso acesse nossa página de serviços ou entre em contato.

  • Informações dos Signatários da Escrituração:

    Sped ECD

Uma das novidades apresentadas na estrutura atual do Sped ECD, foi a exigência, caso a possua, do Certificado e-CNPJ ou e-PJ, além dos certificados já exigidos anteriormente, no ato da Transmissão. Segundo um comunicado da Receita, esta opção poderá ser facultativa caso essa situação se mostrar problemática do ponto de vista operacional (por exemplo, o declarante não tem e-PJ ou e-CNPJ e não consegue providenciar um em tempo hábil para a entrega da ECD). Nossa dica aqui é para que você se antecipe em relação à isso para o próximo ano, porque, muito provavelmente, não será mais facultativo e sim obrigatório.

  • Simulação da Validação do Sped ECF:

Conforme a Receita divulgou, as novas exigências para o processo de retificação do Sped ECD estão um pouco mais burocráticas, afim de dificultar fraudes e apresentações incoerentes das declarações. Por isso, temos orientado nossos clientes a antecipar a validação do arquivo magnético do Sped ECF (Entrega 31/07/2017) com o intuito de validar possíveis erros/advertências geradas pela ECF que dependam da retificação das informações contidas no Sped ECD possibilitando assim correções em tempo hábil.

Sped ECD – últimas orientações – 4 dicas para a última hora

Sobre as novas exigências para a retificação da ECD, fique atento!!

Se houver alguma alteração de valores dos saldos/lançamentos, será exigido a assinatura de um outro contador ou um auditor independente, como responsável pelos arquivos transmitidos.

Nosso real conselho é para que vocês não deixem essas obrigatoriedades pra última hora. Mas caso tenha acontecido dessa vez, esperamos ter ajudado nos acertos finais!

Sped ECF vem aí! Fique ligado, se antecipe!

Em breve disponibilizaremos materiais para te auxiliar.

Para mais informações:


1 Comment

  1. Pedro disse:

    Gostei desta informação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *