Com a transformação digital, diversas tecnologias estão sendo ajustadas à rotina corporativa como forma de otimizar processos, recursos e tomar decisões mais assertivas. Uma das ferramentas de destaque nesse contexto é o software ERP.
Esse sistema, que consegue reunir diversos recursos em uma única plataforma, atende a demandas de automação, unificação, organização e proteção de todas as informações importantes para o funcionamento da empresa.
Devido à seu excelente custo benefício, praticidade e potencial de personalização, aderir a esse modelo tem sido a melhor estratégia para organizações e indústrias.
Se o conceito de software ERP é algo novo para você, esse artigo vai te ajudar. Vamos explicar melhor como ele funciona e quais são os benefícios de investir nele para o seu negócio.
Confira!
O software ERP nada mais é do que um sistema de gestão empresarial. Quem decide empreender, sabe que cuidar simultaneamente de todas as áreas de um negócio não é uma tarefa fácil, principalmente sem soluções digitais que facilitem esse acompanhamento.
Relatórios, planilhas, análises contábeis, gestão orçamentária, legislação fiscal, tributária, trabalhista, controle de chão de fábrica… Todos esses detalhes são determinantes para o sucesso da indústria e demandam muita atenção.
Com o mercado ficando cada vez mais competitivo, cada segundo gasto a mais com uma simples tarefa pode colocar um abismo entre a empresa e os objetivos que ela pretende alcançar.
É então que o software ERP se apresenta como uma solução muito vantajosa. Essa sigla, que corresponde a Enterprise Resource Planning (ou planejamento de recursos empresariais), corresponde a um sistema automatizado que funciona como um pacote de funcionalidades básicas e essenciais para a performance do negócio.
Ao integrar departamentos na plataforma, as informações ficam disponíveis para consulta de uma forma dinâmica, prática e ágil. E aqui estamos falando de setores-chave para a indústria, como por exemplo:
Outro princípio importante desse sistema é que ele é modular. Isso quer dizer que ele é personalizado para cada segmento e ajustado de acordo com as necessidades da empresa. Como esse é um tipo de software como serviço (Software as a Service ou SaaS) a empresa customiza o sistema e paga o valor correspondente aos recursos utilizados.
Ou seja, é um investimento sob medida para cada tipo de negócio, visto que uma indústria de grande porte não apresenta as mesmas demandas que uma loja focada no varejo, colocando de uma forma mais prática.
As vantagens de um software ERP para a indústria são expressivas e vão além das que você provavelmente já percebeu até aqui. Para entender melhor como esse sistema pode ajudar o seu negócio, confira essa lista com os seus principais benefícios:
Já parou para pensar em quanto tempo sua empresa gasta com informações que são mal interpretadas, planilhas e documentos que se perdem, além de erros manuais que atrasam processos e colocam todo um planejamento a perder?
Em uma empresa, um departamento depende de outro, mesmo que indiretamente. A troca de informações é constante e não há como mudar isso. Uma empresa funciona organicamente através de seus setores e é preciso que eles se comuniquem bem para que tudo funcione.
O software ERP permite essa integração, digitalizando tudo e facilitando a visualização desses pontos de contato, conferindo mais clareza à comunicação interna.
Ao unificar a gestão e prezar pela transparência de informações dentro do negócio, a empresa adquire um posicionamento mais colaborativo e otimista.
Veja bem: tendo um monitoramento completo e diário do estoque, o controle do capital de giro fica mais assertivo. Centralizando tudo isso em um mesmo espaço e permitindo a consulta das partes interessadas, todos podem trabalhar com mais tranquilidade e eficiência.
Ao invés de ter vários sistemas específicos para cada departamento, por exemplo, sua empresa contará com um único software que atende a todos os setores que estiverem no seu radar de necessidade.
Como mencionado antes, ainda, não é preciso pagar por funções que não serão utilizadas. É um investimento personalizado e que se encaixa perfeitamente nas dores do seu ramo de atuação. Isso tudo sem citar a economia relacionada aos gastos com papel e impressões!
A centralização de dados em um único local já evita que ela se perca ou seja fraudada. Muitas planilhas invariavelmente acabam se tornando um motivo de caos dentro das empresas.
O software ERP conta com um sistema de banco de dados que faz o registro preciso das informações, além de contar com um sistema de backup contra possíveis falhas técnicas.
O acesso também se torna mais seguro, pois é possível personalizar níveis de permissão para usuários distintos, garantindo que cada usuário possa manipular apenas os dados que são de sua responsabilidade.
O software ERP permite a padronização dos processos internos, dos mais simples aos mais complexos. Consequentemente, as equipes se tornam mais produtivas, pois as falhas são reduzidas e as tarefas são concluídas com muito mais rapidez e eficiência.
Para a gestão, a análise clara de todas as informações importantes para o negócio permite uma tomada de decisão mais segura e assertiva, que também acaba levando menos tempo se comparada com a ausência de um sistema informatizado.
A lei brasileira passa por constantes mudanças. Acompanhar as atualizações na legislação é um desafio para as indústrias, porém de enorme importância.
Ao fazer uso de um sistema inteligente, a empresa é capaz de garantir o compliance fiscal, mantendo todos os setores funcionando em conformidade com as determinações do governo.
Um software ERP é uma solução que demanda uma análise específica do negócio a que ele servirá e um profundo estudo de mercado.
Isso significa que ele é desenvolvido por empresas especializadas, que poderão oferecer suporte constante na plataforma, auxiliando não só em sua personalização, mas também no processo de implementação e atualização, se for o caso.