A pandemia da Covid-19 em 2020 mostrou como muitas empresas ainda estavam vulneráveis e sem qualquer preparo tecnológico para enfrentar uma crise como essa. Com a aceleração da transformação digital nesse cenário, a tecnologia para indústria ganhou uma importância ainda maior, em direção a uma reestruturação permanente.
Considerando tudo isso, o mercado já começa a se preparar para o próximo ano, fazendo algumas previsões de quais serão as ferramentas essenciais no processo de recuperação econômica.
Para retomar o ritmo, as indústrias que investirem em inovação e enxugarem ao máximo seu ciclo de produção, serão aquelas que vão se posicionar melhor.
O IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), uma organização profissional técnica dedicada ao acompanhamento do avanço da tecnologia, divulgou no final de novembro alguns dados importantes.
Eles são referentes aos resultados da pesquisa The IEEE 2020 Global Survey of CIOs and CTOs. Nela, foram ouvidos 350 executivos de tecnologia dos Estados Unidos, Reino Unido, China, Índia e Brasil, que, entre outros tópicos, falaram sobre as tecnologias mais importantes para 2021.
Em paralelo a isso, segundo as informações divulgadas pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), as empresas que têm até três tecnologias integradas aos processos já registram um lucro 54% maior que no período pré-pandemia.
Tendo como base essas pesquisas e dados, podemos identificar as principais tendências da tecnologia para a indústria em 2021.
Você confere quais são elas a seguir!
As tecnologias de IA e machine learning têm sido a chave para tornar a indústria mais automatizada e com mais produtividade. Elas atuam em todas as etapas da produção, criando ambientes de trabalho mais seguros, tomando decisões baseadas em dados e reduzindo custos operacionais.
Seu impacto é sentido diretamente na qualidade de produtos e serviços, na resposta ágil à demanda de mercado e às mudanças nas relações de trabalho. Por essas e outras razões, essas tecnologias já não podem ser ignoradas.
A robótica está avançando cada vez mais, revolucionando a automação industrial. Ajustes em máquinas, manipulação de produtos, paletização, registro de pedidos, reconhecimento de produtos, controle de estoque, aplicação de etiquetas, entre muitas outras atividades, agora passam a ser executadas por essa tecnologia.
O resultado dessas aplicações é notável, proporcionando a redução de falhas e do tempo de processamento destas atividades, gerando economia nos custos operacionais.
A robótica também tem uma instalação rápida e é flexível no que diz respeito a trocas de função ou ajustes na dinâmica de operadores, sempre com um custo de implantação baixo, o que viabiliza o investimento.
A computação em nuvem ou cloud computing é fundamental para a indústria do futuro. Ela fornece recursos, armazenamento e processamento de dados em larga escala, flexibilizando e agilizando o fornecimento dos recursos necessários para as operações.
Essa infraestrutura permite desenvolver aplicativos, recuperar e armazenar dados, fazer backups, transmissões multimídia, hospedar sites da web, analisar informações em períodos pré-determinados e gerar projeções para negócios de acordo com seus objetivos.
A Internet das Coisas é o que permite concretizar o conceito de indústria inteligente. Aliada ao Big Data e ao machine learning, há um ganho expressivo em eficiência e confiabilidade nas operações.
Sistemas de controle industriais, robótica, dispositivos e softwares passam a atuar de maneira integrada, inclusive ao trabalho dos operadores. O resultado é uma revolução no ciclo produtivo, aprimorando a comunicação interna, a produtividade e a segurança.
Essa tecnologia vem como um complemento à Internet das Coisas, proporcionando os requisitos de conectividade necessários para que as aplicações funcionem com base na máxima performance.
Sem a dependência de uma conexão Wi-Fi, o 5G abre um leque de possibilidades de uso para soluções como sensores inteligentes em máquinas e equipamentos, automação robótica de processos e aplicação da realidade aumentada, apenas para citar alguns.
Os softwares de gestão avançada são capazes de integrar todas as atividades de uma indústria. Estoque, financeiro, suprimentos, operacional, entre muitos outros, começam a trabalhar conjuntamente, obtendo excelentes ganhos em confiabilidade e agilidade.
Seu caráter personalizável permite se ajustar às necessidades específicas de cada indústria, proporcionando um rápido e expressivo avanço no desempenho dos processos.
Quer saber mais? Confira 7 vantagens de implantar um software ERP na sua indústria.