A gestão da informação tem um papel muito importante na organização e desenvolvimento de empresas.
Especialmente em um cenário tão tomado pelas tecnologias, ela é o caminho para que as organizações descubram as melhores formas de implementar novas ferramentas na rotina de trabalho, assim como investir em melhorias nas atividades organizacionais.
Nas indústrias, a gestão da informação está sendo cada vez mais necessária. Com ela, é possível gerar valor e oportunidades para o negócio, mas esse gerenciamento nem sempre recebe a atenção que merece.
Muitas vezes a gestão da empresa tem dificuldade de se comunicar com os colaboradores do chão de fábrica, os relatórios gerados pelos departamentos são poucos eficientes e não há uma base de consulta para entendimento do desempenho da indústria.
Esses problemas são gatilhos para os gargalos na produção, que quase imperceptivelmente vão impactando nos resultados e prejudicando o alcance das metas.
Quer entender melhor o papel da gestão da informação na sua indústria e o que você pode fazer para garantir a excelência desse gerenciamento? Nós te explicamos aqui neste post!
A gestão da informação é todo o processo de organização dos dados e informações de uma empresa, considerando as rotinas de processamento, armazenamento, classificação, identificação e compartilhamento de registros.
Seja por meio de documentos físicos ou digitais, tudo que circula pela indústria deve seguir uma metodologia estratégica. Mas de onde vem essa preocupação toda com das informações?
Bem, o principal objetivo desse gerenciamento é fazer com que os dados estejam disponíveis para os colaboradores que precisam deles, sem problemas que comprometam ou atrasem esse fluxo.
Muitos desses documentos são essenciais para a cadeia de operações da indústria e, quando não há um cuidado com a circulação deles, é provável que a empresa comece a sofrer com divergência de informações, atrasos nas rotinas, dificuldade de tomada de decisão, entre outros problemas.
A gestão da informação tem como função encontrar e prever erros, analisar dados com eficiência, otimizar a produção e a qualidade dos serviços, apenas para citar alguns pontos.
Sem dúvida, a gestão da informação nunca foi tão importante quanto hoje. No contexto da Indústria 4.0, ferramentas de Business Intelligence e Big Data são fundamentais e entraram em cena para ficar.
Elas utilizam dados como base para qualquer movimento estratégico do negócio e seguem o princípio de que a informação certa, no momento certo, faz toda a diferença.
A gestão da informação contribui com essa proposta, reforçando que a informação nas mãos certas também é a chave para o bom funcionamento da indústria.
Graças a esse conjunto de fatores, diversas indústrias conseguem obter insights inovadores ao cruzar, organizar e distribuir corretamente as informações essenciais para o alcance de suas metas.
Falando de maneira mais objetiva, a gestão da informação agora faz parte da integração dos sistemas de uma indústria. Por ser um ativo estratégico, ela deve acompanhar a evolução do segmento de negócio e das tecnologias vigentes.
Assim como a gestão da informação é essencial para a indústria moderna, ela também oferece diversos benefícios práticos que podem ser sentidos no dia a dia das operações da fábrica.
Os principais deles são:
Uma indústria lida diariamente com relatórios, controle de estoque, fornecimento de matéria-prima, transporte, entre tantos outros processos. Se um deles não funciona bem, todos os demais são comprometidos.
Aqui a gestão da informação atua organizando, centralizando e integrando as informações pertinentes a todo esse fluxo, otimizando todas as rotas e evitando erros no percurso.
Ao gerir os dados com mais precisão e cruzar dados relevantes para diferentes setores, a indústria não economiza apenas tempo, como também encontra oportunidades de reduzir custos.
Desperdícios geralmente estão presentes em procedimentos que passam despercebidos, mas com a gestão da informação eles são identificados e eliminados.
Os pontos citados acima culminam nesse terceiro benefício muito importante para qualquer negócio: a competitividade. Ao reduzir custos e organizar os fluxos de trabalho, o resultado é o aumento da qualidade do produto, melhoria dos prazos de entrega e da precificação, por exemplo.
A gestão da informação também é o caminho para a indústria estar sempre inovando, se expandindo para outros nichos de mercado e prospectando novos clientes.
Ao ter uma visão mais precisa sobre hábitos e comportamentos do consumidor, a empresa consegue sair na frente quando se trata de identificar tendências e oportunidades.
A essa altura, você deve estar se perguntando o que falta na sua indústria para alcançar esse status ou o que precisa ser feito para que ele seja conquistado. A resposta é: investimento em tecnologia.
A revolução 4.0 veio para ficar e a sua empresa precisa de uma ferramenta atual. Estamos falando da criação de toda uma infraestrutura de gerenciamento de dados e de sua integração com sistemas automatizados de gestão (ERPs). Com esse aparato técnico, sua indústria estará apta a:
Veja também: Indústria 4.0: o que o mercado está fazendo para agilizar os fluxos de produção?