A rotina de quem atua no varejo é cheia de processos que exigem muita atenção. As vendas e todo o controle financeiro e fiscal são fundamentais para o sucesso do negócio. Uma das ferramentas que ajuda o comerciante a administrar tudo isso é o sistema PDV.
Hoje em dia, investir nesse tipo de tecnologia é essencial.
Uma experiência de compra ágil e simples é um grande diferencial, considerando que o cliente já não quer ficar plantado em uma fila só para adquirir um produto.
Mais do que isso, esse é o tipo de software que contribui com toda a gestão empresarial, integrando as informações e permitindo que o empresário tenha um controle mais assertivo de todas as suas vendas.
Quer saber mais sobre o sistema PDV e as vantagens atreladas à implementação dele? Aqui falaremos sobre esse assunto, então continue lendo!
PDV é a sigla para ponto de venda, mas esse sistema também é muito conhecido como frente de caixa.
Como o próprio nome sugere, essa é uma ferramenta aplicada ao processo de conclusão de uma venda. Mas aqui também se considera todo o processo anterior à venda em si, começando lá na negociação com o fornecedor.
Resumidamente, podemos dizer que o PDV está associado à automação comercial, uma tendência muito forte em tempos de transformação digital.
Em outras palavras, esse sistema é uma tecnologia que pode te ajudar a alcançar a máxima performance no seu negócio, vendendo muito mais e controlando com mais eficiência todas as operações do seu comércio.
Pode parecer complicado, mas ao longo deste artigo você vai entender melhor o que realmente faz um sistema PDV e como ele pode te ajudar.
O sistema PDV pode ser personalizado e ter diversas variações. Mas, de forma geral, existem algumas funções que podem ser mencionadas como padrão, como o cadastro das seguintes informações:
Ou seja, as principais informações sobre o seu negócio estarão registradas ali. Com todo esses dados, o sistema já está pronto para realizar vendas de forma automatizada, deixando de lado os tradicionais terminais onde os preços são inseridos manualmente.
Sendo assim, o sistema PDV faz todo o trabalho: busca informações sobre o produto cadastrado, seleciona o método de pagamento, registra a venda e a alteração no estoque, aplica descontos, atribui comissão ao vendedor responsável, calcula o valor de impostos e emite relatórios sobre a transação. Tudo isso ao mesmo tempo!
Caso você trabalhe com diversos terminais de venda, o banco de dados é o mesmo e você consegue ter uma visão macro de todas as suas vendas em tempo real. Nem é preciso dizer o quanto isso é valioso para o departamento de vendas, certo?
O sistema PDV, falando mais especificamente da frente de caixa e o processo de conclusão de venda, pode seguir diferentes modelos. Ainda que sejam bem parecidos, dois tipos se destacam no mercado:
O sistema PDV fixo tem relação com a compra de equipamentos que serão utilizados no momento da venda, como impressora fiscal, computador, leitor de código de barras, maquininha de cartão, licença para uso de software de gestão, entre outros itens.
Aqui, o acesso às informações da loja é remoto, bastando ter acesso à internet para consultá-las. Além de ser mais flexível, o custo desse modelo também é mais baixo, sendo o favorito de pequenas e médias empresas.
O sistema PDV é um módulo aplicado ao ERP, ou seja, o software de gestão empresarial. Sendo assim, todo o negócio pode ser gerenciado com muito mais eficiência, pois todos os setores estarão integrados.
Isso permite tomar decisões com mais segurança e evitando erros, se baseando sempre nas informações fornecidas pelo sistema.
O setor de compras, por exemplo, passa a ter um controle mais eficiente do estoque, identificando com precisão o momento certo de adquirir novas mercadorias.
Já o departamento fiscal fica em dia com todas as suas obrigações, pois através do sistema são emitidas as notas NF-e, NFC-e e CF-e SAT.
Percebe como todas as operações são otimizadas com o uso do sistema PDV?
Recapitulando um pouco de tudo que vimos até aqui, não custa ressaltar os principais benefícios de investir em um sistema PDV para o seu negócio, certo?
A gestão de estoque não precisa ser sua inimiga. Essa é uma das partes mais importantes da gestão do seu negócio e pode ser mais simples do que você imagina.
Sim, tudo graças ao sistema PDV. Nada de prateleiras vazias ou mercadoria criando teia de aranha! Todos os prejuízos relacionados a esse tipo de situação são rapidamente eliminados quando você consegue monitorar tudo em tempo real.
De quebra você ainda tem todo um histórico registrado, te rendendo também uma análise sobre a sazonalidade do seu negócio.
Nada de dinheiro sumindo de vista sem que você perceba! O sistema PDV registra todas as vendas e permite o acompanhamento do fluxo de caixa em tempo real. Nada de surpresas desagradáveis e dor de cabeça na hora de cumprir com suas obrigações fiscais.
Não é à toa que todo mundo está falando em segurança de dados, afinal, a LGPD está aí e você não pode deixar brechas.
O sistema PDV conta com a tecnologia de criptografia, que permite que as informações sejam acessadas apenas por quem realmente é autorizado a isso. Se você não quer que suas informações sensíveis sejam roubadas por terceiros, melhor investir nesse tipo de prevenção.
Essa tecnologia permite vender mais, em menos tempo. E aqui não estamos falando apenas do ato da venda em si, mas de todo o processo que a envolve.
Toda a gestão estratégica fica mais ágil, pois você passa a tomar decisões mais rapidamente e também otimiza burocracias complexas da rotina (como cadastros e obrigações fiscais).
Gostou de saber mais sobre o sistema PDV? Confira também o que é Pix e quais os seus impactos para sua empresa!