Investir na melhoria contínua é uma visão que faz parte da rotina de qualquer empresa, especialmente nos dias atuais. Não é por acaso que existem diversos regulamentos e normas que orientam esse processo, auxiliando na implementação dos princípios de gestão da qualidade.
Aqui, vale ressaltar os 7 princípios estabelecidos pela ISO 9001:2015, fundamentais para que a indústria possa padronizar processos e aprimorar continuamente seus produtos e serviços. Eles dão base ao Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) e, consequentemente, contribuem com a satisfação dos clientes.
Neste post, você vai conferir um pouco mais sobre cada um deles e suas práticas de implementação na indústria. Acompanhe!
Existem diversas maneiras de abordar um processo, mas é importante identificar a abordagem correta para se ter sucesso em qualquer que seja a operação. Tomar decisões sem ter uma visão macro do processo, por exemplo, pode te levar a escolhas precipitadas.
Para garantir a estabilidade dessas decisões, é essencial separar o sistema, identificar prioridades e organizar a execução das tarefas.
Dessa forma, é possível obter resultados embasados em planejamento, alcançar um desempenho mais eficiente, concentrar esforços no que realmente é importante e, ainda, garantir confiança a todos os envolvidos e interessados nos processos.
A melhoria contínua, ao contrário do que muitos podem pensar, não diz respeito apenas à adoção de novas tecnologias.
É claro que esse é um dos pontos fundamentais, mas a evolução tecnológica deve ser acompanhada de uma mentalidade inovadora presente em toda a empresa.
Ou seja, colaboradores e líderes de todos os departamentos devem estar em sintonia com esse propósito, engajados com o crescimento individual e coletivo, trabalhando uma comunicação sempre transparente.
Tomar decisões com base em fatos e dados é um dos princípios básicos de um bom gestor e, naturalmente, é um dos princípios de gestão da qualidade. Monitorar, medir, analisar e avaliar são etapas que precisam fazer parte da estratégia.
Números e histórico de ações permitem tomar decisões com mais assertividade, classificar o desempenho, melhorar o operacional e obter respostas sobre a eficácia de decisões anteriores.
A liderança é um dos princípios de gestão da qualidade, uma vez que é diretamente responsável por todo o desempenho de uma equipe. O papel das lideranças é guiar o time para que consigam atingir as metas e se sintam satisfeitos com isso.
É importante não atrelar os cargos de importância à imagem de chefes autoritários que apenas dão ordens. Pelo contrário, o líder deve dar o exemplo, caminhando junto de seus colegas e incentivando as qualidades de cada um.
O gestor deve ser alguém proativo, motivado e sempre aberto para ouvir e fazer o melhor por quem está em seu entorno.
O princípio de engajamento é complementar ao de liderança. Um gestor não pode esquecer que a empresa é feita de pessoas e que cada colaborador é indispensável para o propósito de melhoria contínua.
Em outras palavras, não se trata apenas de focar nos objetivos da empresa. É importante envolver cada profissional de maneira única, identificando as habilidades de cada um e trabalhando nelas de maneira individualizada.
Mais do que bons salários e benefícios, o dia a dia deve ser pautado em um relacionamento saudável, que estimula a troca e a descoberta de novas possibilidades. Ou seja, o clima organizacional deve ser leve e harmonioso.
A abordagem sistêmica também tem relação direta com os processos da empresa. Basicamente estamos falando de integração. Nenhum departamento consegue funcionar totalmente por conta própria, certo?
De alguma forma, todos os processos estão conectados em uma cadeia que precisa funcionar muito bem, cada qual fazendo sua parte e entendendo sua responsabilidade em relação ao todo.
Além disso, é importante considerar não só a integração interna, mas externa também. Fornecedores e parceiros fazem parte da sua comunidade e também influenciam os resultados.
Sendo assim, é importante se relacionar muito bem com todas essas frentes, sanando dúvidas, fazendo sugestões, elogios e até pedindo um feedback. Isso posiciona a gestão de uma forma aberta e comunicativa, reduzindo o risco de erros e desavenças.
O cliente não poderia ficar de fora dos princípios de gestão da qualidade. Afinal, são essas pessoas que acreditam na sua empresa e que fazem com que ela continue prosperando.
Você precisa se manter atento às expectativas dos clientes e estar disposto a atender a elas, mesmo que isso exija mudanças que não estavam programadas inicialmente.
Não há como evitar isso ou buscar um caminho alternativo: é preciso ouvir essas pessoas e validar todos os requisitos necessários. Só assim seu produto ou serviço realmente poderá ser visto como a solução que resolve um problema.
Estes são os 7 princípios de gestão da qualidade. Que tal começar a olhar para eles com mais atenção de agora em diante? Saiba também como identificar e resolver gargalos na sua produção industrial!