Com a pandemia da Covid-19, o e-commerce se tornou um dos segmentos líderes de crescimento no mercado. Muitas lojas tiveram que se adaptar e migrar para esse modelo, enquanto outras começaram totalmente do zero. O que as duas situações têm em comum? O desafio de fazer a gestão de estoque de uma loja virtual.
Em vista da ausência do contato olho no olho, a conquista de um relacionamento de confiança e credibilidade com o cliente passa a ser intermediada pela excelência de todo o processo de logística da loja.
O fluxo de separação, embalagem e envio da mercadoria é a principal operação do comércio eletrônico, sendo que qualquer pequeno deslize pode provocar uma insatisfação instantânea no cliente.
Considerando a concorrência acirrada e com novas lojas virtuais surgindo, não é difícil entender por que a gestão de estoque tira o sono de muitos comerciantes da era digital. Ainda mais com as previsões de que o setor vai continuar decolando em 2021.
Por isso, separamos aqui 7 dicas que são a chave para não cair no erro, otimizando sua gestão de estoque de loja virtual. Com elas, você garante que não vai perder dinheiro, que as entradas e saídas serão mais organizadas e que a armazenagem será a melhor possível.
Confira!
O tipo de estoque é muito importante para uma gestão eficiente. Você deve estar ciente de qual deles mais se adequa ao seu negócio e qual modelo de operação é mais adequado segundo seus objetivos de venda.
Atualmente, os principais tipos de estoque presentes no mercado são:
É importante conhecer o mercado e os seus próprios concorrentes para entender melhor suas metas e objetivos (principalmente quando se trata de prazo de entrega, por exemplo).
Pesquise empresas, produtos, fornecedores, preferências do consumidor e especificidades do seu nicho de atuação.
Acompanhando o fluxo de mercadorias, você poderá entender como funciona a dinâmica de entradas e saídas no seu estoque e o que pode estar gerando algum entrave no funcionamento dessa operação.
Qualquer desencontro de informações aqui pode gerar um enorme prejuízo, pois você pode acabar adquirindo itens desnecessários ou causando algum transtorno aos clientes que tentam comprar um produto já esgotado.
Uma rotina de inventários gerais é muito trabalhosa e pode deixar brechas para erros.
O inventário rotativo trabalha com períodos de tempo menores, considerando a contagem de uma lista específica de produtos. A revisão geral pode ser feita de tempos em tempos.
A compra online tem características específicas. Para que a sua gestão de estoque não tenha problemas, você deve conhecer cada uma das etapas desse processo, que basicamente são divididas em:
Com um plano de operação para cada uma dessas etapas, você poderá escolher melhor os fornecedores, por exemplo. Além disso, vai conseguir se organizar melhor caso haja a necessidade de repor alguma determinada mercadoria com mais urgência.
A gestão de estoque de loja virtual precisa ser especialmente ágil. Produtos parados ocupam o espaço que outras mercadorias poderiam estar ocupando, o que significa um prejuízo financeiro para o seu negócio.
Portanto, se notar que algo está criando teias de aranha no seu estoque, não tenha medo de fazer uma “desova”. Invista em estratégias promocionais para reconquistar aquele espaço o quanto antes.
É muito importante integrar o seu sistema de vendas a um ERP, que nada mais é do que um software de gestão.
Com ele, você pode cruzar as informações de compra e venda da plataforma de e-commerce, o caixa da empresa e todos os dados do estoque em tempo real, tudo isso em uma mesma tecnologia.
Além disso, o próprio sistema gera relatórios que facilitam a tomada de decisão, evitando erros e desencontros.
Gostou das dicas sobre gestão de estoque de loja virtual? Saiba também quais os benefícios de um PDV para o seu negócio!