Início de ano é o momento de organizar a casa, rever práticas que não trouxeram bons resultados e investir em melhorias e métodos que sejam vantajosos para a estratégia interna. Nesse sentido, o planejamento orçamentário empresarial costuma ser uma das principais pautas de interesse.
E isso não é uma grande surpresa, já que é um tópico que trabalha com o capital financeiro do empreendimento.
Além disso, esse processo de organização não é uma tarefa tão simples, já que é preciso articular muito bem a parte estratégica com a operacional para elaborar um documento que realmente possa ser executado posteriormente.
Quer investir no seu controle financeiro e elaborar um planejamento orçamentário empresarial realmente eficiente? Continue lendo e confira as melhores dicas para alcançar esse objetivo!
Primeiramente, vamos falar um pouco mais sobre esse conceito que acaba fazendo uma certa confusão na cabeça de muitos gestores. O orçamento empresarial é uma projeção de todas as entradas e saídas financeiras de um negócio, sejam elas fixas ou variáveis.
Outro ponto importante é que essa projeção considera um período específico de curto prazo, geralmente de até 6 meses ou 1 ano, no máximo.
Sendo assim, ele é uma ferramenta diferente (mas complementar) do planejamento financeiro, que considera as movimentações a longo prazo.
Com todo esse material devidamente organizado, a gestão consegue avaliar resultados com mais precisão, identificando gastos desnecessários e criando uma política de redução de custos mais eficiente.
Por ser uma projeção de curto prazo, muitas pessoas podem pensar que o planejamento orçamentário empresarial é dispensável.
É muito comum, inclusive, que empresas menores se preocupem mais com o planejamento financeiro a longo prazo, se esquecendo da importância de olhar para um horizonte mais próximo.
Por outro lado, há gestores que negligenciam a etapa de planejamento orçamentário e se limitam a um acompanhamento mensal, o que acaba sendo uma estratégia muito menos eficiente.
Isso porque, quando a gestão olha para as árvores e não para a floresta, as metas e objetivos do negócio acabam ficando de lado e se perdendo em meio à rotina.
Com o planejamento orçamentário empresarial, você terá em mãos um valioso instrumento de monitoramento do negócio, com uma visão abrangente e aproximada do que o negócio enfrentará em um futuro não muito distante.
Além disso, os setores ficarão mais organizados, pois cada um terá suas metas bem definidas e alinhadas dentro dos níveis operacional e estratégico.
Para elaborar um planejamento orçamentário eficiente e evitar que sua empresa fique à mercê das oscilações do mercado, alguns cuidados fazem toda a diferença.
Seja para você que está buscando eliminar riscos ou alcançar a excelência no seu negócio, as dicas a seguir serão muito úteis. Confira!
Nada de deixar o planejamento orçamentário empresarial para a última hora, viu? Esse processo exige calma e tempo, afinal ele passará por todos os setores da organização.
Com antecedência, separe um tempo para se dedicar exclusivamente às análises financeiras. Apure os ganhos da empresa, os custos fixos e variáveis e faça uma previsão de gastos isolados.
Preze pela minúcia e fique atento aos detalhes.
Esse planejamento não deve se limitar a uma pessoa ou departamento. Uma administração eficiente integra o operacional e financeiro, considerando as particularidades e necessidades de cada setor.
Considere a opinião de outros profissionais responsáveis em cada área e isso fará com que o resultado final seja muito mais satisfatório.
É preciso ter clareza quanto aos objetivos e metas que orientam o planejamento orçamentário. Como ele é elaborado com base em eventos passados, é importante aproveitar ao máximo a análise de dados como forma de tomar essa decisão.
Busque sempre avaliar essas fontes informacionais para alcançar a precisão. Atualmente, existem diversas ferramentas que facilitam a coleta, organização e leitura desses dados, então aproveite e faça uso delas!
Qual a melhor forma de colocar os objetivos e metas propostos em prática? Especifique, com o máximo de detalhes, como será a execução do planejamento.
Tenha bem definidas quais serão as fontes de recurso para que as melhorias sejam aplicadas, assim como quais setores terão um corte de gastos para alcançar o que foi proposto.
Simular cenários é a melhor forma de verificar se o planejamento orçamentário realmente será eficaz em proteger a empresa no caso de mudanças externas e internas.
Com isso, é possível prever consequências e avaliar os impactos de cada situação, fazendo ajustes com mais segurança. Você pode prever, por exemplo, o comportamento da empresa durante uma recessão econômica ou frente a um pico de demanda inesperado.
Um software contábil acaba sendo um grande parceiro do planejamento orçamentário. Os diversos recursos que essa tecnologia oferece são muito úteis para que a empresa tenha uma vida financeira mais saudável e organizada.
As diversas ferramentas não só possibilitam a melhor visualização dos dados essenciais para um controle eficiente, como também atuam em outras frentes, inclusive a folha de pagamento.
Muito mais seguro e prático do que planilhas, você economiza tempo, reduz problemas com segurança e faz uma análise de desempenho mais precisa. Novamente: invista em tecnologia!
Gostou das dicas de planejamento orçamentário empresarial? Confira também nosso guia sobre planejamento tributário!