As novas tecnologias são muito eficientes quando o assunto é otimizar processos. Um dos exemplos que podemos destacar é o uso de chatbots na indústria.
Os chatbots são softwares que automatizam as interações de máquinas com pessoas, dinamizando a troca de mensagens e aprimorando muitas das rotinas internas de uma indústria.
Isso é possível graças ao desenvolvimento da Inteligência Artificial e do machine learning, dois conceitos da transformação digital que correspondem, respectivamente, à inteligência e ao aprendizado de máquinas.
Ainda que o atendimento seja o setor mais reconhecidamente impactado pelos benefícios de adotar essa tecnologia, sua gestão pode aplicá-la de outras formas e aproveitar ainda mais tudo que ela pode oferecer.
Quer saber como? Continue lendo este artigo e descubra!
Os bots de conversação tem como um dos seus principais propósitos facilitar e aprimorar o atendimento e o relacionamento, seja com o público interno ou externo da empresa. No caso das indústrias, eles permitem:
Uma assistente virtual pode atender a uma demanda muito maior e mais intensa que um ser humano, obviamente. Mas essa não é a única razão pela qual essa tecnologia reduz custos.
Ao investir em um chatbot bem estruturado e personalizado, sua indústria consegue reduzir erros em processos e integrar ainda mais os colaboradores e máquinas. A troca de informações fica mais assertiva e, consequentemente, reduz desperdícios.
Os chatbots estão sempre disponíveis, 24 horas por dia e 7 dias por semana. Esse é um dos pontos fortes da tecnologia, que diminui o tempo de resposta e aumenta a satisfação dos colaboradores, essenciais para uma boa performance.
A ideia de que as máquinas chegaram para tomar o lugar do trabalho humano ficou para trás. O objetivo delas é liberar os colaboradores de tarefas burocráticas e repetitivas, permitindo que o potencial humano seja focado na estratégia.
Os chatbots podem ser aliados da sua gestão industrial por meio de diferentes estratégias de aplicação. Confira as principais delas:
O seu atendimento pode ser muito mais ágil e assertivo com o auxílio de uma assistente virtual. No caso do atendimento 100% automático, as respostas automáticas conseguem enxugar boa parte da demanda, tirando dúvidas mais imediatas.
Para as questões mais complexas e que exigem um atendimento humano, os chatbots permitem que o atendente assuma a conversa e verifique todo o histórico, agilizando o processo.
Os chatbots são um recurso inovador e eficiente no treinamento de operadores, especialmente considerando que a evolução de máquinas e processos exige uma dinâmica de aprendizado recorrente.
Os bots permitem individualizar e personalizar o repasse de informações, tornando as orientações muito mais claras e de fácil assimilação.
Mapear e classificar o risco de falhas operacionais é uma atividade muito importante dentro da indústria, mas que pode passar despercebida aos operadores.
Os chatbots têm como principal vantagem a integração entre sistemas, como ERP e BPMS. Assim, é possível programar o software para que detecte erros e gerencie prazos, proporcionando uma análise contínua da produção e automatizando a inspeção de erros.
Como pudemos ver, o uso de chatbots na indústria é uma tendência capaz de integrar dados, pessoas e máquinas, escalando processos da empresa e aprimorando a experiência do usuário. Saiba mais sobre o que o mercado está fazendo para agilizar fluxos de produção na Indústria 4.0!