Todas as empresas hoje em dia se utilizam de algum sistema capaz de reunir as informações necessárias ao cumprimento das obrigações com o fisco. Sendo assim, elas precisam gerar o arquivo Sintegra, responsável por transmitir dados aos governos estaduais.
Como sabemos, essa é apenas mais uma de todas as exigências tributárias e fiscais às quais as empresas estão sujeitas.
Por essa razão, é natural que empresários fiquem inseguros em relação a elas, já que seguem padrões bem determinados e demandam detalhes muito específicos sobre as operações internas.
Com o objetivo de descomplicar mais esse dever que sua empresa precisa cumprir, aqui neste artigo reunimos as principais informações sobre o Sintegra. Continue lendo e esclareça suas dúvidas!
O Sintegra (Sistema Integrado de Informações Sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços) é um sistema em vigor em todos os estados brasileiros. Ele foi criado com o objetivo de facilitar o fornecimento de informações dos contribuintes do ICMS aos seus respectivos fiscos.
O arquivo gerado por meio desse sistema tem como função reunir em detalhes os dados referentes a todas as entradas e saídas de uma empresa, tudo isso de acordo com as especificações da SEFAZ (Secretaria de Estado da Fazenda) e da Receita Federal.
Com esse sistema, a empresa fica em dia com suas obrigações fiscais, pode emitir NF-e e também passa a ter acesso a diversos benefícios, que facilitam as relações entre empresa e governo, como:
O arquivo gerado pelo Sintegra deve ser entregue por todos os contribuintes autorizados a emitir notas fiscais ou a escriturar livros fiscais por processamento de dados. Ou seja, todas as empresas que comercializam produtos e prestam serviços.
Apenas os empresários registrados como MEI (Microempreendedor Individual) estão livre dessa exigência
Sendo assim, mesmo empreendedores que optaram pelo Simples Nacional e os que possuem permissão para escrituração digital através de sistema eletrônico de processamento de dados, sejam para eles mesmo ou para terceiros (como no caso de escritórios de contabilidade) precisam apresentar seus dados ao Sintegra.
Para aderir ao sistema, é necessário realizar um cadastro no site do Sintegra referente ao seu estado, e então fazer o envio do arquivo, mensalmente.
Ou seja, até o dia 20 do mês subsequente ao fato gerador, as empresas devem providenciar o arquivo magnético gravado em formato texto (.txt) com as seguintes informações:
Em seguida os dados devem ser enviados aos fiscos estaduais, sempre passando antes por um validador para verificar a consistência dos dados, observando o modelo exigido pela legislação.
O arquivo Sintegra exige dados muito detalhados sobre as transações das empresas, informações essas que nem sempre estão ao alcance do departamento de contabilidade, por exemplo.
Para facilitar a geração do documento e evitar erros e inconsistência de dados, a melhor solução é automatizar esse processo ao integrar o sistema com o ERP da sua organização.
O porquê? Bem, um software de gestão empresarial é capaz de alinhar diversos outros processos, como controle de estoque, controle financeiro, contabilidade, emissão de notas fiscais, orçamentos e vendas, emissão de boletos, etc.
Sendo assim, você otimiza o processo, agrega confiabilidade a ele e ainda reduz custos.
Gostou deste conteúdo sobre o Sintegra? Leia mais sobre obrigações fiscais: